Debugando JavaScript com FireBug
Foi publicado essa semana mais um artigo meu na JavaMagazine. Neste artigo eu falo sobre como utilizar o FireBug para debugar um código JavaScript.
Me motivei a fazer esse artigo pois muitas pessoas entram em contato comigo para tirar dúvidas de Ajax(DWR e afins) ou para ajudar na resolução de alguns problemas. E nesse tempo observei que vários desses problemas poderiam ser resolvidos ou remediados mediante uma ferramenta de debug para JavaScript. Existem várias dessas ferramentas no mercado e uma que sempre uso e gosto muito é o FireBug.
Observei também que mesmo tendo essa ferramenta instalada no FireFox muita gente não usa essa excelente funcionalidade, então esse artigo foi exatamente para ensinar como usar, desde a instalação até o próprio debug.
Espero que gostem do artigo pois está bem detalhado.
Link para o artigo: http://www.devmedia.com.br/articles/viewcomp.asp?comp=7143
Muito bom mesmo 🙂
Erros javascript são horríveis de achar, principalmente no IE, antes do Firebug o lance era o velho alert(‘passou!’); para debugar, rss.
Gostei do artigo, simples e direto!
Parabéns!
Isto num é um artigo .. heheh .. é um HOWTO … qualquer pessoa que sabe o que é javascript agora é capaz de debugá-lo também…
Rafael
vlw cara agora chega de usar alerts e vamos usar o firebug rsrsrs abraços
Juciê
rsrsr verdade mas a maioria dos meus “artigos” tem uma linha de tutorial/how tow ;D, prefiro fazê-los assim,acho que são mais úteis.
vlw
Cara, republica a matéria aqui também, pode?
existe contrato que impeça?
Cara qualquer artigo publicado na Java Magazine não poderá ser republicado em outro meio(Tenho contrato assinado). Mas vou falar com o Eduardo se posso publicar ele no meu blog.
Abraços
Ótima iniciativa,
parabéns Handerson, sempre buscado atualizar a galera com coisa super interessantes e produtivas, considero o firebug uma ótima ferramenta que muitos desconhecem, meu sonho fazer a integração: Aptana, Firebug, Myeclipse independente de browser, rsrsrsrsrsr
vc é com já dizia mue amigo Fausto Silva, um mostro segrado da WEB 2.0 😀
Opa vlw braga obrigado.
Cara essa integração entre: Aptana, Firebug e MyEclipse é totalmente possível e até simples, uso ela todo dia rsrsr. Ja esta saindo ai uma versao do FireBug para IE. Entao so fica faltando mesmo o firebug, pois o myeclipse tem preview para IE e FF e o aptana tbm ;D
abraços e vlw
Hoje em dia um bom programador que se preze utiliza algum debugger em seu dia-a-dia. É imprescindível a utilização de debuggers, como o Firebug citado acima e também o JavaScript Debugger.
Eles tão publicando cada besteira nos últimos tempo… 😛
Brincando, cara. Tá show de bola. Continue assim,representando o Ceará tão bem no cenário nacional. Parabéns!
Carneiro
Claro, mas lembrando que o Firebug é mais do que um simples Debuger javascript, ele possui muitas outras funcionalidades bem úteis para o desenvolvimento com JavaScript, CSS, HTML dentre outras. Quem sabe aqui possa ter uma série só para o firebug, pois ele é bem completo e daria vários artigos/tutoriais.
Romildo
Tinha que ser funcionário da sena mesmo ;P rsrsrsr abraços cara e obrigado ;D
Ferramentas de debugger são essenciais no mundo da programação, apesar de não utilizar muito JavaScript, reconheço a sua importância para a programação web. Bom artigo Handerson e em breve irei navegar neste mundo do JavaScrip e daí explorar da melhor maneira os seus artigos
Um Abraço.
Opa mirla ótimo ;D precisando estamos ai para qualquer dúvida.
bjs
Parabéns!
O FireBug é uma ferramenta fundamental para javascript, depois que você experimenta, não sabe mais viver sem.
Verdade Silveira, não sei mais trabalhar sem FireBug, Aptana e MyEclipse, Ambiente completo para desenvolvimento Web JAVA e Ajax ;D
Eaw mano presciso tira uma duvida com vc pelo msn se quisé me add é = edersonbri@hotmail.com
mano presciso muito de sua ajuda
okk vlw pela atenção e muito bom o tópiko de como usa o firebug mas tenho duvidas ainda