Dicas de como trabalhar em casa – Parte 2

No post anterior falamos sobre a motivação de trabalhar em casa, Trabalho solitário, Disciplina etc. Neste post iremos abordar mais algumas dicas sobre alguns obstáculos que podemos encontrar ao adotar essa forma de trabalho.

Ambiente de trabalho

Todo profissional da área de TI tem seu cantinho, sua mesa, não importa, tem seu PC ligado e pronto para trabalhar.

Normalmente quando trabalhamos fora, em um escritório de uma empresa e chegamos em casa e vamos estudar ou fazer algum projeto pessoal[vulgo bico], achamos que está perfeito para se trabalhar, que tudo está em ordem. Mas acredite não está.


Triadworks Office

Uma coisa é passar no máximo 4 ou 5 horas[é o tempo em média que passamos, isso se não tivermos faculdade a noite claro] outra é passar mais de 8hs, isso pode ficar desconfortável. Afinal, antes você tinha o ambiente da empresa, ambiente esse que você passava a maior parte do dia, logo, quando se chega em casa, você acha tudo uma maravilha.


Triadworks Office

Quando se toma a decisão de trabalhar em casa você deve dar prioridade, claro, ao seu ambiente de trabalho.

Crie um ambiente confortável para você passar o dia.
O ideal seria ter um espaço específico na sua casa, uma sala, um quarto, algo que fique isolado dos demais cômodos da casa. Isso irá permitir que você tenha mais tranqüilidade, concentração e conseqüentemente produtividade. E se possível que tenha chave, para que ninguém no seu horário de trabalho fique transitando no seu escritório, isso tira o foco.


Triadworks Office

Esse espaço deve ser preferencialmente longe da sua cama ;). Quando se trabalha perto da cama por exemplo, as chances de você perder seu foco e deitar sobre ela é bem maior. Só o fato de deixar baixando algo que você tem que esperar terminar para começar o seu trabalho, vai lhe fazer ir para a cama para dar um cochilo, sem falar naqueles dias cansativos, onde olhar para a cama será um convite muito bem vindo. Então evite.

Caso não seja possível, tente se controlar, lembre-se das contas para pagar 😉 que garanto você não irá deitar.

Certifique-se que seu equipamento está atualizado.
Veja se você tem tudo que você precisa: internet com boa velocidade, um excelente PC, mobiliário suficientemente confortável. Sei que pode sair um pouco caro ter isso, mas lembre-se que você agora tem sua casa como empresa, então para fazer um trabalho profissional você deve ter ferramentas adequadas.

O primeiro item ao meu ver para se começar a investir, claro é o seu PC. Logo você terá que investir nos móveis do seu escritório e depois se tiver dinheiro sobrando, invista em algo que te deixe mais a vontade, um puff, uma máquina de capuccino etc.

O importante é que você entenda que tudo que você comprar para o seu escritório[claro, tudo que você realmente precisar] você estará investindo EM VOCÊ MESMO, ou NA SUA EMPRESA.

Uma linha telefônica somente para seu escritório também seria o ideal, se for possível invista em uma linha extra para a sua casa, essa linha será usada exclusivamente para seu trabalho.

Estou pensando seriamente em voltar a ter um escritório, apesar de morar apenas com a minha mulher[meus filhos virão somente no final de semana e as vezes na semana], mas isso seria um gasto por enquanto desnecessário, mas em breve, vou voltar a ter um escritório fora da minha casa.

Lembre-se do seu horário e do seu trabalho

Algo que cometo muito, é o simples fato de não chegar tarde em casa eu acabo perdendo o horário e exagerando.
Quando se trabalha fora de casa, normalmente ficamos atentos ao relógio, e na hora certa vamos embora.

Já trabalhando em casa não temos o “chegar tarde”, pois já estamos em casa, então você acaba trabalhando mais do que deveria, e isso com o tempo pode ficar desgastante tanto ou mais do que se você trabalha-se em uma empresa externa à sua casa.

Uma das grandes vantagens de se trabalhar em casa é exatamente a flexibilidade[COM RESPONSABILIDADE E DISCIPLINA NÃO ESQUEÇA] de poder em um determinado dia cansativo você simplesmente, no meio do seu expediente dar uma volta no shopping, brincar com seu filho, ficar com sua esposa/namorada, assistir um filme etc e depois voltar ao trabalho.

Se você ficar somente trabalhando e não souber ministrar seus horários, então nada vai adiantar a flexibilidade e vantagem de trabalhar em casa.

Você está trabalhando em casa e a sua casa agora é o local do seu trabalho/empresa, mas além de tudo, ela continua sendo a sua casa. Lugar que você também irá utilizar para se distrair e relaxar, por isso a importância de se ter um local isolado/fechado para seu escritório, para que não misture seu horário de laser com trabalho.

Outro problema é exatamente o inverso de trabalhar mais do que deveria, seria o “mais tarde”.

Mais uma vez a flexibilidade e liberdade sem disciplina pode lhe prejudicar, quando você não tem que “cumprir horários”, você pode achar que mais tarde você faz, isso normalmente é causado pelo falso sentimento de segurança, pensando que você pode terminar mais tarde, afinal você está trabalhando em casa.

Você resolveu dar uma volta com seu filho no parque para desopilar um pouco, então você acaba ficando mais do que deveria porque você pensou:  “Estou trabalhando em casa, então mais tarde eu faço isso.”.

Cuidado para não cair no “mais tarde” e prejudicar o prazo do seu projeto.

Torne tudo mais “real”

Quando trabalhamos em casa, normalmente ficamos mais a vontade, de bermuda, sem blusa, alguns até ficam somente com roupas de baixo[vi um depoimento um dia desses sobre isso O-o] e isso pode dificultar você mesmo de entender que você está trabalhando e não de férias.

Eu mesmo quando iniciei o trabalho em casa à alguns anos[a primeira vez] eu ficava todo vestido[calça, blusa, sapato] normalmente.

Isso além de mostrar para familiares e amigos que você está levando a sério, vai te ajudar a se comportar como se estivesse em uma empresa normalmente, com isso, vai te dar uma sensação[principalmente para quem é marinheiro de primeira viajem] de estar no trabalho, e ajudá-lo a manter-se concentrado.

Admito que não estou mais cumprindo essa “pequena dica”, mas vou voltar a cumpri-la, pois realmente quando fazia isso, me ajudava bastante a não perder a concentração e me manter acordado para o meu real objetivo: Estou trabalhando.

Seja profissional

Seguindo ainda as dicas passadas no post anterior e nos tópicos acima, devemos ainda tomar mais um cuidado.

Nunca deixe seu cliente saber que você trabalha em casa.

Porque ?

Pelo simples fato de que para ele, isso não irá soar como um trabalho profissional. Infelizmente ainda temos empresas/clientes que tem essa mentalidade, que por achar que você não está em um escritório separado e longe da sua casa, você não irá fazer um trabalho profissional. Claro que ele está completamente errado.

Então para aqueles clientes novos ou para aqueles mais resguardados, evite demonstrar que você está em casa. Nunca deixe seus clientes saberem que você está trabalhando de casa, mantenha um mínimo de ruído[mãe, filhos, cachorro etc…] quando falar ao telefone.

Caso você não tenha uma linha exclusiva para seu escritório, você terá que tomar alguns cuidados, pois algum cliente pode ligar para você.

Então nunca deixe seus filhos atenderem o telefone, eu disse NUNCA.

Se você mora com sua família[mãe, pai, irmão, irmã etc] o mais ideal é que você tenha uma linha extra só para você. Caso você não tenha condições de colocar uma, então evite dar o número do fixo, dê seu celular, não é uma saída muito legal [afinal tem cliente que evita gastar ligações para celular, normalmente você passa horas no telefone com ele] mas é melhor do que seu filho atender o cliente e ficar brincando com ele ;).

O cliente quer fazer uma visita e agora ?

Bem, se seu cliente faz questão de fazer uma visita a sua empresa, isso pode complicar um pouco, ainda mais se ele não sabe qual a real situação da sua empresa.

Não seria o ideal um cliente visitar a sua casa, mesmo você tendo um escritório separado, lembre-se que você está em casa, apesar de sua empresa também estar lá.

Evite que o cliente tenha interesse em visitar você, e se caso isso aconteça, você terá que estar preparado para um retorno negativo do seu cliente, ainda mais se o seu escritório não for um cômodo separado da sua casa, onde ele terá que adentrar por toda a sua casa para chegar ao seu escritório.

Infelizmente como eu disse anteriormente, alguns clientes/empresas não entendem que mesmo você trabalhando em casa você é um profissional.

Normalmente o que faço é falar a verdade parcialmente, digo que tenho uma empresa[legalmente falando, contadora etc] e a mesma é por enquanto virtual, até encontrar um novo escritório.

Considerações finais

Bem, espero não ter esquecido nada neste post e que sirva de ajuda para quem está e tem interesse em entrar nesse modelo de trabalho.

Se tiver mais coisas que não citei aqui e que vocês achariam importante falar, comentem e deixem seu recado. E se eu tiver novas dificuldades e novas experiências vou delatar aqui para vocês.

Abraços e bom trabalho.

Be Sociable, Share!
Publicado em Design Patterns, Outros Marcado com: , ,
21 comentários sobre “Dicas de como trabalhar em casa – Parte 2
  1. Muitoo massa teu ambiente.. Tou montando um em casa parecido com esse. Não terei dois monitores mas um de 22 é certeza..

    Abração..

  2. @Natanael
    Já tenho um ambiente assim a quase um ano ou mais, agora em breve ou futuro próximo serão dois monitores de 22 e 2 de 19(que já tenho) 😉 eim já pensou ? Irado 😀

  3. João Paulo disse:

    Excelente post, prentendo montar um escritório em casa aos poucos até o final da faculdade já que possuo um cômodo vazio.

    Um abraço professor e estimo melhoras para sua saúde.

  4. Rodrigo Galba disse:

    oi Handerson,

    cara, muito legal teu home office. Acho mais fácil montar a estrutura em casa e depois mudar pra um escritorio, propriamente dito.

    Realmente deve-se ter esses cuidados que você falou. O profissionalismo deve ser mantido, e em casa, fica beeem mais difícil. Acima de tudo, acho uma questão de comportamento, certo…

    ótimas dicas.

    Parabéns velho!

  5. @João Paulo
    Diga lá cara tudo bem. Massa, precisando de ajuda é só contactar 😉 e obrigado. Abraços

  6. @Rodrigo Galba
    Fala cara, verdade, a intenção é essa mesmo. Você ter uma estrutura em casa, ai depois com mais segurança você muda para um escritório propriamente dito.

    Como repeti várias vezes…tem que ter muita disciplina, que o resto é moleza 😉

    Abraços

  7. Paulo Henrique disse:

    Muito bom os Posts, conheço muita gente que acha que trabalhar em casa é um sonho e não imagina as dificuldades que se pode ter.
    Acho que o mais difícil é manter a disciplina.
    Mesmo assim eu ia adorar (rsrs) …

    Valeu Professor

    Até a próxima aula, ou post.

    =P

  8. Matheus disse:

    disciplina disciplina disciplina disciplina

    tem que falar de pessoas que trabalham em casa e escritorio

    tem gente que acha que tem tempo livre a noite e faz um homeoffice noturno e isso é dificil mesmo de adequar, geralmente voce tem que se abstrair do que ja fez durante o dia e do enfadamento

    é fogo, e ai descer para fumar um cigarro hehe

  9. @Paulo Henrrique
    Vlw cara 😉 e você pode, basta ter disciplina e força de vontade.

    @Matheus
    Exato, a disciplina não é só no escritório, mas tem que ser BEM maior em casa.
    Mas você pode fazer Home Office a noite, ou pelo menos 3 dias da semana para não ficar muito enfadado como você fala, no mas, você vai pelo menos ir se acostumando, e já pode ver alguns pontos que você tem dificuldade. Trabalhar em casa depois do trabalho de dia, pode ser uma maneira de saber se você tem essa capacidade de trabalhar por conta própria, sem gerente te enchendo etc, vai te mostrar se você consegue ter foco e claro..disciplina…palavra chave para o sucesso 😉

    Abraços

  10. @Matheus
    Uma desvantagem para meus pulmões…como não preciso sair para fumar, fumo no pc e não paro o trabalho, por outro lado..putz to fumando muito…já estou deixando o cigarro bem longe, para evitar eu fumar direto rsrsrsr

  11. MARIO MACHADO JUNIOR disse:

    Gostei muito do seu material. Apesar de ja ter mantido o escritorio em casa antes, e como advogado isso nao e facil, pois o pessoal tem necessidades que nos temos que cobrir, sempre tive certa reserva em manter o escritorio e a casa no mesmo lugar. Ocorre que por uma necessidade imperiosa e uma coincidencia maior ainda, consegui alugar uma big casa de 4 quartos, ao lado do meu escritorio, sendo que o dono da casa onde moro pediu a casa. Minha maior preocupacao e com a DISCIPLINA, dado marcante de seu texto. Como ser disciplinado da casa para o trabalho e vice versa? Valeu vc esta de parabens.

  12. “Gostei muito do seu material. ”
    Obrigado.

    “Minha maior preocupacao e com a DISCIPLINA, dado marcante de seu texto. Como ser disciplinado da casa para o trabalho e vice versa? ”

    Esse é o ponto mais importante e mais difícil de se ministrar. Não existe uma “receita de bolo” para isso. Mas na minha opinião o que pode facilitar é a vontade de trabalhar para si, é a vontade de NÃO trabalhar para terceiros, acho que isso ajuda muito a você ter essa disciplina.

    No caso de disciplina do trabalho para casa e vice versa como você falou é um pouco mais simples, ainda mais se você não trabalha em casa, então quando você chega em casa você irá iniciar seu segundo expediente, que é você mesmo, pode ser cansativo mas para quem está começando é assim mesmo e garanto que vale a pena, o perigo é quando você trabalha em casa, quando seu trabalho é feito em casa, ai as vezes você não sabe distinguir a sua casa do trabalho, definir horário de trabalho em home office é mais complicado, é realmente questão de disciplina e força de vontade. Normalmente eu passo umas duas a 3 semanas trabalhando direto na semana, e depois tiro uma semana para não fazer “nada” a noite, vou jogar, assistir um filme etc etc…depois volto à rotina…assim fica menos cansativo.

    Mas como falei, não existe uma receita, cada um faz como achar melhor o importante é não cair nesses problemas que passei no post.

    Agora uma coisa é fato e muito importante: Quem é dono do seu próprio negócio, sempre(pelo menos no início) trabalha o dobro do que qualquer funcionário, pois o crescimento da empresa só vai depender de você mesmo, do seu esforço e de mais ninguém, então esteja preparado para isso 😉

    “Valeu vc esta de parabens.”
    Obrigado mais uma vez,abraços e boa sorte.

  13. Monique disse:

    Boa tarde!!
    Tenho tempo livre,gostaria muito de trabalhar em casa,mas não sei por onde começar,não sei por onde agir.Gostaria de idéias dicas até mesmo ajuda.Agradeço.

  14. Olá Monique qual a sua real dificuldade ? Você trabalha em que ?

    Abraços

  15. márcia disse:

    Para homem é fácil ter disciplina trabalhando em casa, ninguém chama, não faz comida, não faz quase nada. Sempre tem mãe ou esposa para ficar com as tarefas difíceis.

  16. Olá Márcia tudo bem.

    Olha esse seu argumento me desculpe mas não tem nada a ver. Fazer comida ? Eu moro(morava) sozinho mas tudo bem.

    Mas conheço amigos que trabalham em casa, e a mulher faz o almoço sim, já que ela não trabalha.
    Me diga, além de trabalhar e sustentar a casa, ele tem que fazer o almoço dela ? E ela vai ficar assistindo novela ? Desse jeito até eu queria casar com esse cara(se eu fosse homossexual claro :)). Bem, meio estranho isso não acha.

    Se a mulher for trabalhar em casa, a regra é a mesma para ela, ela não tem que fazer almoço ou seja lá o que for. Faz igual como eu fazia, pedia de um restaurante, ou parava as vezes e fazia uma comida rápida.

    O seu comentário foi muito feminista 🙂

    Abraços e volte sempre.

  17. Parabéns!

    Realmente, trabalhar em casa é um pouco dos dois mundos: pode ser um sonho ou um pesadelo. Encontrar o equilíbrio é difícil, mas não impossível.

    Estou fazendo a mesma coisa em casa, comprei algumas cadeiras recentemente, e logo comprarei duas mesas e estantes/armários para guardar as coisas/livros.

  18. Ellis Regina disse:

    Olá pessoal.
    Me inscrevi no site: http://www.dinheiroganho.com.br/sempremais
    recebi todo o material de divulgação e treinamento e estou adorando tudo o que estou aprendendo com eles. O trablho é divulgação pela intenet mas a gente aprende a ter rendas de várias formas com o material de treinamento que eles nos enviam.
    Façam uma visita e confiram, ok.
    Obrigada!

  19. Hoje em dia é realidade para muitos brasileiros trabalhar em casa, aumenta cada vez mais o número de empresas que oferecem oportunidades. Eu trabalho a mais de 2 anos em minha casa perto dos meus filhos e recomendo, escolhi a empresa e estou muito satisfeita com meus ganhos podendo assim ajudar no orçamento familiar.

  20. murilo alves disse:

    Muito boa Suas Dicas Parabens pelo conteudo

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Categorias

Calendário

fevereiro 2017
S T Q Q S S D
« fev    
 12345
6789101112
13141516171819
20212223242526
2728