Eclipse – Formatter e Save Action

Depois de ter falado sobre Code Templates para comentários no código, vou neste post falar sobre a formatação e como otimizar isso para lhe ajudar e não atrapalhar.

Muitos desenvolvedores tem problemas com o famoso Ctrl+Shift+F, que promete formatar seu código e muitas vezes acaba é deixando ele mais confuso.

Bem, o nosso padrão de código(se é que posso chamar assim) é muito diferente(ou um pouco depende) dos códigos dos gringos, ou seja, o Eclipse formata no padrão deles pode dizer assim ;).

Para resolver esse “problema” o desenvolvedor tem que fazer uma configuração simples, mas um pouco chata(considerada por alguns) mas no pior caso será feita apenas uma única vez ;).
Vá em Windows –> Preferences –> Java –> Code Style –> Formatter.

Vamos agora criar um novo profiler, clique em New e digite um nome para o seu novo profile.



Pronto, agora vamos personalizar, clique em editar.



Vou tentar falar um pouco sobre cada aba de opção.

Indentation
Nesta aba você vai selecionar a indentação em si e o tamanho dela, normalmente o tamanho da tab é 4.

Braces
Nesta aba você vai personalizar a posição das chaves(“{” , “}”).

White Space
Está é interessante, pois você poderá personalizar até os espaços em branco entre cada variável, método e assinaturas de todo tipo de objeto, desde strings até arrays e várias outras.

Blank Lines
Nesta aba você irá definir as quebras de linhas(linhas em branco) entres métodos, variáveis, pacotes e etc. Aqui você irá definir por exemplo que o espaço de linha entre a declaração de um package para um import seja de 2 linhas por exemplo.

New Lines
Nesta aba você define como um método vazio deverá ficar, se você deseja inserir uma nova linha neste método, definir também como um array declarado deverá ser exibido e identado, assim como uma annotation.

Control Statements
Esse é bem interessante mesmo, pois aqui você irá definir como seus else, IF, catch, while etc devem ser identados.

Line Wrapping
Neste você define o tamanho Maximo da coluna que uma linha pode comportar, como deve ser a identação de uma assinatura de um método, métodos declarados, enum, variáveis declaradas e etc.

Comments
Isso é referente a identação do Java Doc, blocos de comentários normais(//, /**/), qual o formato das tags HTML, espaço entre os textos do comentário e se desejar remover qualquer linha em branco que esteja no comentário.

Todas essa opções podem já serem visualizadas no código de exemplo ao lado de cada uma, facilitando assim a personalização.
Então supondo que você já criou e personalizou seu profile vamos agora tentar otimizar isso.

Para se utilizar do profile basta você executar o atalho dentro do código, que é o Ctrl + Shitf + F, pronto ele aplica a sua configuração personalizada.
Mas supondo que você criou um profile e quer sempre executar ele, fica meio chato você ficar sempre digitando o Ctrl+Shit+F correto ? Que tal otimizar isso ?

Save Actions
Vá em Windows –> Preferences –> Java –> Editor –> Save Actions.


Para ativar(caso não esteja) basta selecionar a opção “Perform the selected actions on save”.

Agora podemos adicionar uma formatação automática, selecione o Format source code e clique em Formatter.



Verifique se o seu profile está selecionado como profile ativo(Active Profile), clique em Ok e pronto, na próxima vez que você salvar(Ctrl + S) qualquer arquivo .java(classe) ele irá aplicar a(s) sua(s) configuração(ões) automaticamente.

Para definir como padrão para todos os integrantes da equipe, basta seguir os passos abaixo.

Vá em Windows –> Preferences –> Java –> Code Style –> Formatter –> Edit –> Export –> Salve seu profile.

Agora cada desenvolvedor irá poder importar toda a configuração de formatação de código, ou você mesmo poderá levar para onde quiser a sua formatação.

Simples não ?

Ações adicionais do Save Action

Se você quiser personalizar ainda mais a sua formatação é possível ainda inserir algumas formatações adicionais. Na tela de Save Actions temos o Configure onde você poderá definir mais configurações que serão executadas ao salvar qualquer classe Java.


Vou tentar explicar um pouco cada uma delas:

Code Style
Responsável em adicionar ou criar blocos fechados({, }) no bloco de IF/while/for/do.Definir se você quer parênteses em condições por exemplo:
(((i > 0) && (i < 10)) || (i == 50)) ou sem (i > 0 && i < 10 || i == 50).
Se quer adicionar o modificador final em todas os parâmetros onde seja necessário, e quais tipos de parâmetros(private, parameter, local variables).

Member Accesses
Usar o “this” em todos as variáveis e métodos locais ou somente onde for necessário. Como devem ser declarados os métodos e variáveis etc.

Unnecessary Code
Como o nome mesmo já diz, remove trechos de códigos desnecessários, como imports de classes que não existem dentre outras configurações.

Missing Code
Adiciona automaticamente as tags “@Override” e “@Deprecated” nos métodos.

Code Organizing
Organiza a ordem do métodos.

Bem essa são as formas simples de como otimizar o código, seja pela formatação dele ou até por simples comentários, mas essa é a intenção, não perder tempo com coisas simples e repetitivas ;).

Abraços e espero ter contribuído com este artigo para agilizar o processo de desenvolvimento.

32.363 Comments on “Eclipse – Formatter e Save Action

  1. Oh my goodness! Impressive article dude! Thank you so much, However
    I am going through issues with your RSS. I don’t know the reason why I am unable to join it.

    Is there anyone else getting identical RSS problems?
    Anyone who knows the answer will you kindly respond? Thanx!!

    Also visit my webpage … she shack

  2. Other people will appreciate and benefit from your experiences and insights.

    This no-collateral concept gets financially balanced at the
    point that the interest rates for unsecured personal loans are very much higher.
    One big advantage of obtaining low interest personal loans is that you can get your loan sanctioned without the worry
    about credit worthiness and rating.

  3. Hello very cool web site!! Man .. Beautiful .. Amazing ..

    I’ll bookmark your site and take the feeds additionally?
    I’m glad to seek out a lot of helpful info right
    here within the put up, we’d like develop extra strategies
    on this regard, thank you for sharing. . . . . .

  4. Its like you read my mind! You seem to know a lot about this, like you wrote the book in it or something.
    I think that you can do with some pics to drive the message home a bit,
    but other than that, this is wonderful blog. An excellent
    read. I’ll definitely be back.

  5. I appreciate, lead to I discovered exactly what I was taking a
    look for. You have ended my four day lengthy hunt!
    God Bless you man. Have a great day. Bye

  6. Wonderful goods from you, man. I’ve understand your stuff
    previous to and you are just too excellent. I really like what you’ve acquired here, certainly like what you’re saying and the way in which you say it.
    You make it entertaining and you still take care of to keep it sensible.
    I cant wait to read much more from you. This is really a terrific site.

  7. Woah! I’m really loving the template/theme of this website.
    It’s simple, yet effective. A lot of times it’s hard to get that “perfect balance” between user friendliness and visual appearance.
    I must say you have done a awesome job with this. In addition,
    the blog loads very quick for me on Safari. Outstanding Blog!

  8. After I originally left a comment I seem to have clicked the -Notify me when new comments are added- checkbox and from now on each time
    a comment is added I get 4 emails with the same comment.

    Is there a way you can remove me from that service?
    Thanks!

  9. An impressive share! I have just forwarded this
    onto a friend who had been conducting a little homework on this.

    And he in fact bought me breakfast due to the fact
    that I found it for him… lol. So allow me to reword this….
    Thanks for the meal!! But yeah, thanks for spending time
    to discuss this subject here on your blog.

  10. Hello there, just became aware of your blog through Google, and found that
    it is truly informative. I am going to watch out for brussels.
    I will appreciate if you continue this in future.
    A lot of people will be benefited from your writing. Cheers!

  11. What i don’t realize is if truth be told how you’re not
    actually a lot more smartly-liked than you may
    be now. You’re so intelligent. You understand therefore significantly in relation to this topic, made me in my opinion believe it from numerous varied angles.
    Its like women and men aren’t involved except it is one thing to do
    with Lady gaga! Your personal stuffs outstanding. At all times maintain it up!

    Feel free to surf to my web page she shacks

  12. What’s Going down i am new to this, I stumbled upon this I’ve discovered It absolutely useful
    and it has helped me out loads. I’m hoping to contribute
    & help other customers like its aided me.
    Great job.

  13. I was curious if you ever thought of changing the structure of your website?
    Its very well written; I love what youve got to say.
    But maybe you could a little more in the way of content so people could connect with it
    better. Youve got an awful lot of text for only having 1 or two images.

    Maybe you could space it out better?

    Feel free to visit my webpage – bệ bước ô tô

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.