Eclipse – Formatter e Save Action

Depois de ter falado sobre Code Templates para comentários no código, vou neste post falar sobre a formatação e como otimizar isso para lhe ajudar e não atrapalhar.

Muitos desenvolvedores tem problemas com o famoso Ctrl+Shift+F, que promete formatar seu código e muitas vezes acaba é deixando ele mais confuso.

Bem, o nosso padrão de código(se é que posso chamar assim) é muito diferente(ou um pouco depende) dos códigos dos gringos, ou seja, o Eclipse formata no padrão deles pode dizer assim ;).

Para resolver esse “problema” o desenvolvedor tem que fazer uma configuração simples, mas um pouco chata(considerada por alguns) mas no pior caso será feita apenas uma única vez ;).
Vá em Windows –> Preferences –> Java –> Code Style –> Formatter.

Vamos agora criar um novo profiler, clique em New e digite um nome para o seu novo profile.



Pronto, agora vamos personalizar, clique em editar.



Vou tentar falar um pouco sobre cada aba de opção.

Indentation
Nesta aba você vai selecionar a indentação em si e o tamanho dela, normalmente o tamanho da tab é 4.

Braces
Nesta aba você vai personalizar a posição das chaves(“{” , “}”).

White Space
Está é interessante, pois você poderá personalizar até os espaços em branco entre cada variável, método e assinaturas de todo tipo de objeto, desde strings até arrays e várias outras.

Blank Lines
Nesta aba você irá definir as quebras de linhas(linhas em branco) entres métodos, variáveis, pacotes e etc. Aqui você irá definir por exemplo que o espaço de linha entre a declaração de um package para um import seja de 2 linhas por exemplo.

New Lines
Nesta aba você define como um método vazio deverá ficar, se você deseja inserir uma nova linha neste método, definir também como um array declarado deverá ser exibido e identado, assim como uma annotation.

Control Statements
Esse é bem interessante mesmo, pois aqui você irá definir como seus else, IF, catch, while etc devem ser identados.

Line Wrapping
Neste você define o tamanho Maximo da coluna que uma linha pode comportar, como deve ser a identação de uma assinatura de um método, métodos declarados, enum, variáveis declaradas e etc.

Comments
Isso é referente a identação do Java Doc, blocos de comentários normais(//, /**/), qual o formato das tags HTML, espaço entre os textos do comentário e se desejar remover qualquer linha em branco que esteja no comentário.

Todas essa opções podem já serem visualizadas no código de exemplo ao lado de cada uma, facilitando assim a personalização.
Então supondo que você já criou e personalizou seu profile vamos agora tentar otimizar isso.

Para se utilizar do profile basta você executar o atalho dentro do código, que é o Ctrl + Shitf + F, pronto ele aplica a sua configuração personalizada.
Mas supondo que você criou um profile e quer sempre executar ele, fica meio chato você ficar sempre digitando o Ctrl+Shit+F correto ? Que tal otimizar isso ?

Save Actions
Vá em Windows –> Preferences –> Java –> Editor –> Save Actions.


Para ativar(caso não esteja) basta selecionar a opção “Perform the selected actions on save”.

Agora podemos adicionar uma formatação automática, selecione o Format source code e clique em Formatter.



Verifique se o seu profile está selecionado como profile ativo(Active Profile), clique em Ok e pronto, na próxima vez que você salvar(Ctrl + S) qualquer arquivo .java(classe) ele irá aplicar a(s) sua(s) configuração(ões) automaticamente.

Para definir como padrão para todos os integrantes da equipe, basta seguir os passos abaixo.

Vá em Windows –> Preferences –> Java –> Code Style –> Formatter –> Edit –> Export –> Salve seu profile.

Agora cada desenvolvedor irá poder importar toda a configuração de formatação de código, ou você mesmo poderá levar para onde quiser a sua formatação.

Simples não ?

Ações adicionais do Save Action

Se você quiser personalizar ainda mais a sua formatação é possível ainda inserir algumas formatações adicionais. Na tela de Save Actions temos o Configure onde você poderá definir mais configurações que serão executadas ao salvar qualquer classe Java.


Vou tentar explicar um pouco cada uma delas:

Code Style
Responsável em adicionar ou criar blocos fechados({, }) no bloco de IF/while/for/do.Definir se você quer parênteses em condições por exemplo:
(((i > 0) && (i < 10)) || (i == 50)) ou sem (i > 0 && i < 10 || i == 50).
Se quer adicionar o modificador final em todas os parâmetros onde seja necessário, e quais tipos de parâmetros(private, parameter, local variables).

Member Accesses
Usar o “this” em todos as variáveis e métodos locais ou somente onde for necessário. Como devem ser declarados os métodos e variáveis etc.

Unnecessary Code
Como o nome mesmo já diz, remove trechos de códigos desnecessários, como imports de classes que não existem dentre outras configurações.

Missing Code
Adiciona automaticamente as tags “@Override” e “@Deprecated” nos métodos.

Code Organizing
Organiza a ordem do métodos.

Bem essa são as formas simples de como otimizar o código, seja pela formatação dele ou até por simples comentários, mas essa é a intenção, não perder tempo com coisas simples e repetitivas ;).

Abraços e espero ter contribuído com este artigo para agilizar o processo de desenvolvimento.

32.393 Comments on “Eclipse – Formatter e Save Action

  1. hello there and thank you for your information – I’ve definitely picked up anything new from right here.
    I did however expertise a few technical issues using this site,
    since I experienced to reload the website a lot
    of times previous to I could get it to load properly.
    I had been wondering if your web host is OK? Not
    that I am complaining, but sluggish loading instances times will very frequently
    affect your placement in google and can damage
    your high-quality score if advertising and marketing with Adwords.
    Well I am adding this RSS to my email and could look out for a lot more of
    your respective exciting content. Ensure that you update this again very soon.

  2. Excellent web site. Plenty of helpful info here. I’m sending it to a few
    friends ans additionally sharing in delicious.

    And obviously, thank you for your effort!

  3. По ссылке https://kwork.ru/editing-media/19083711/sozdam-subtitry-k-video-youtube-format-srt воспользуйтесь такой нужной и популярной услугой от фрилансера, как создание субтитров к видеоматериалам. Есть информация о том, почему субтитры так важны. Заказ будет выполнен в минимальные сроки, качественно, на профессиональном уровне и главное, что за доступную стоимость, без переплат, именно так, как нужно вам. Специалист в обязательном порядке учтет все пожелания, требования к контенту. Закажите нужную услугу прямо сейчас.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Saiba como seus dados em comentários são processados.