Campanha

Categorias

John F. Kennedy

"O homem tem que estabelecer um final para a guerra, senão, a guerra estabelecerá um final para a humanidade."

Calendário

dezembro 2019
S T Q Q S S D
« out    
 1
2345678
9101112131415
16171819202122
23242526272829
3031  

Lista de Links


Main | »

Trincheiras – Ordens dadas

By Cap. Handerson Frota | julho 19, 2008

Olá soldados ;), tenho uma novidade para os senhores.
Sempre fui fascinado pela 1ª e 2ª Guerra Mundial, não pela carnificina, mas sim pelas táticas militares, pelas política aplicada, armamentos, culturas etc. Outro motivo foi por adorar jogar games do tipo: Call of Duty, Medal of Honor e outros do gênero.
Antes de tudo quero deixar bem claro que não vou glorificar as guerras em si, pois sabemos que guerra nunca é bom e geram sempre perdas para os dois lados envolvidos, isso é triste e muito vergonhoso.

“Todos os homens buscam a felicidade. E não há exceção. Independentemente dos diversos meios que empregam, o fim é o mesmo. O que leva um homem a lançar-se à guerra e outros a evitá-la é o mesmo desejo, embora revestido de visões diferentes. O desejo só dá o último passo com este fim. É isto que motiva as ações de todos os homens, mesmo dos que tiram a própria vida. ”
( Blaise Pascal )

Vou falar também sobre as armas utilizadas, campanhas, pessoas importantes nessas guerras, batalhas e etc. Vou tentar não abordar aqui guerras atuais(Guerras depois da 2ª Guerra Mundial) pois não tenho muito interesse histórico nelas.

O Blog Trincheiras foi uma idéia que tive e resolvi colocar em prática, para fugir um pouco do assunto tecnológico que sempre abordo no meu Blog, então para aqueles que gostam desse assunto vou tentar fazer o melhor.

Para começar vou explicar o porque do nome Trincheiras, que por si só gera um conteúdo interessante.
No início do séc. XX a maioria dos chefes militares davam uma grande importância à utilização da infantaria em ataques com baioneta apoiados pela cavalaria e por peças móveis de artilharia.

Apesar da utilização de trincheiras desde a antiguidade, foi na 1ª Guerra Mundial que se praticou pela primeira vez na História esse tipo de “técnica”.

Por causa do advento da metralhadora(sua criação) que foi muito utilizada nos campos de batalha da 1ª Grande Guerra, que as trincheiras foram realmente utilizadas. Ela basicamente constitui-se em um abrigo para possibilitar o tiro a proteção e a circulação de tropas dentro ou ao redor dos campos inimigos.

“Somente aqueles que nunca deram um tiro, nem ouviram os gritos e os gemidos dos feridos, é que clamam por sangue, vingança e mais desolação. A guerra é o inferno.”
( Gen. William T. Sherman )

Podem ser utilizadas para aproximar-se do inimigo, sem que tenha muitas perdas, pois além de proteger e possibilitar a locomoção de soldados elas evitam que granadas causem um dano maior. Mas nem sempre funciona dessa forma, em várias batalhas para cada metro conquistado eram derramados sangue de centenas ou milhares de soldados.

As trincheiras normalmente não são abertas em linha reta, com isso um soldado em uma trincheira nunca vê a mais de 10 metros. Isso em caso de invasão num dado ponto por uma força inimiga, esta não possa efetuar tiros no enfiamento(em direção aos soldados ) e caso a posição seja atingida por uma granada, os seus estilhaços terão menor alcance, minimizando os danos.

A 1ª Grande Guerra Mundial foi conhecida por várias batalhas em trincheiras, com isso tendo um apelido “A Guerra das Trincheiras”, então essa é uma parte da história do porque escolhi esse nome para o blog. As trincheiras foram um fator crucial para várias invasões, derrotas e principalmente mortes.

“O homem tem que estabelecer um final para a guerra, senão, a guerra estabelecerá um final para a humanidade.”
( John F. Kennedy )

Comando dispensado.

Be Sociable, Share!

Topics: 1ª Guerra Mundial, Táticas 1ª Guerra | 35 Comments »

35 Responses to “Trincheiras – Ordens dadas”

  1. Matheus Moura Says:
    julho 20th, 2008 at 7:55

    Putz que irado Handerson… sou fascinado em guerras, principalmente a 2… Essa das tricheiras eu ainda nao sabia. Aguardo ansioso pelo proximo post!

    Parabéns!

  2. handersonbf Says:
    julho 20th, 2008 at 8:40

    Massa Matheus bom saber que você gostou ;).

    Vou preparar um post só sobre as guerras de trincheiras, tem muito mais, vou falar sobre uma batalha em especial que foi montada a maior trincheira em toda a história 😉 Aguarde.

    Abraços

  3. Christiano Milfont Says:
    julho 20th, 2008 at 18:03

    Pesquise sobre o papel do Japão nas duas guerras.

  4. handersonbf Says:
    julho 20th, 2008 at 18:56

    Já pesquisei alguma coisa, mas antes de falar do Japão tenho alguns posts que quero fazer 😉

    Não se preocupe vai ter um post só sobre o papel do Japão em cada guerra 🙂

    Flw

  5. Bruna N. Says:
    agosto 14th, 2008 at 19:57

    Cara, adoreeeei teu blog! Estou estudando sobre as Guerras, trincheiras, etc…e teu blog me ajudou muito, tua explicação é simples e direta!
    Parabéns!
    😉

  6. handersonbf Says:
    agosto 16th, 2008 at 5:27

    Olá Bruna tudo bem. Muito obrigado, que bom saber disso.

    Bem já estou preparando mais um post, só a falta de tempo está atrasando um pouco a publicação, mas em breve 😉

    Obrigado.

  7. Brendon Says:
    outubro 21st, 2008 at 18:35

    Esse bolg é muito bom, muita informação q naum conhecia e a informação direta e fácil de entender.
    adorei.

  8. Handerson Frota Says:
    outubro 22nd, 2008 at 5:19

    Olá Brendon tudo bem.

    Obrigado, que bom que você está gostando, mas estamos em falta com vocês, pois estamos sem tempo para postar, mas vou me organizar melhor para fazer um novo post 😉 com mais conteúdo.

    Abraços e obrigado.

  9. karina Says:
    fevereiro 5th, 2009 at 10:04

    eu nao gostei deste site por quer eu achei ele muito grande e eu estoui com preguisa de ler isso td okkkkk entao na proxima ves ve se monta um texto de 1 linha ta pode ser porque se nao eu nao volto mais neste site e lembrando q td q eu entro as minhas amigas querem entrar ai eu vo informar este site se ele for ruim eu falo para elas nem chegar aqui perto mais se vc mudarem eu falo para elas visitar vcs td diaaa…… kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk….

  10. Handerson Frota Says:
    fevereiro 5th, 2009 at 11:17

    Olá Karina tudo bem ?

    Bem primeiramente quero agradeçer a sua visita no site, obrigado.

    Segundo quero dizer que infelizmente não podemos colocar um conteúdo tão rico e tão cheio de informações em uma mísera linha, é praticamente impossível.

    Durante a primeira e segunda guerra ocorreram MUITOS fatos, e por isso tem muita coisa que a maioria não sabe e que os livros de historias convêncionais não falam.

    A idéia do site é essa, disponibilizar um conteúdo direto e de simples entendimento, mas não ocultado fatos e acontecimentos importantes.

    Se você deseja um site com CONTEÚDO esse é o site, agora infelizmente não temos como colocar mais de 30 anos de história em uma linha como você pediu.

    Ser direto e usando uma gramática simples para facilitar o entendimento não quer dizer também que isso irá gerar apenas uma ou duas linhas de conteúdo, se você realmente está com preguiça de ler, infelizmente não podemos fazer nada, só peço que pense bem no que você disse, pois quem não ler não é nada.

    Muito obrigado pela sua visita e esperamos que nós do Trincheiras possamos ajudá-la/incentivá-la a ler mais, com os nossos textos e a nossa forma de passar o terror dessas guerras de uma maneira diferente e entendível.

    Abraços, obrigado e volte sempre.

  11. evandro Says:
    março 9th, 2009 at 12:20

    ptz gostei disso ajudo bastante no meu trabalho de historia ‘-‘ vlw continua escrevendo xD

  12. brunoloko81 Says:
    janeiro 8th, 2010 at 10:48

    queria so saber uma coisa nas trincheiras os soldados eram protegidos de atques aereos?

  13. brunoloko81 Says:
    janeiro 8th, 2010 at 11:02

    bom meu nome é bruno e estou na 6 serie ainda mas sou muito mais muito fã de guerra e a guerra das trincheiras é uma que eu adoro bom só quero dizer que esse site e muito bem montado com um texto coerente e informações adequadas e faceis de entender.muitos amigos meus tbm são facinados concerteza indicarei esse site´.mas não pensem que vão se livrar de mim tão rapido estou cheio de perguntas.
    a primeira é os soldados nas trincheiras eram bem protegidos de ataques aereos?

  14. Handerson Frota Says:
    janeiro 9th, 2010 at 9:22

    Olá Bruno pode visitar o site quando quiser 😉

    Bem, sobre a sua pergunta, vou responder baseado no que eu conheço.

    Teoricamente as trincheiras poderiam sim proteger os soldados de ataques aéreos, porém, se o piloto acertasse uma bomba dentro dela, nada poderia ser feito.

    Mas com certeza, eles estariam mais protegidos dentro das trincheiras do que em campo aberto e esse era apenas um dos motivos para a criação das trincheiras.

    Abraços e obrigado pela visita.

  15. brunoloko81 Says:
    janeiro 9th, 2010 at 12:39

    outra coisa as trincheiras eram um tipo de proteção contra tanques?

  16. Handerson Frota Says:
    janeiro 9th, 2010 at 13:47

    Fala Bruno blz.

    Cara como você viu neste post. As trincheiras eram praticamente valas, com uma certa profundidade. E um tanque não passaria sob ela, pois poderia permitir ao inimigo de colocar algum dispositivo explosivo, isso se ele não ficar preso, ou cair de com a parte da frente dentro da trincheira, dependendo da largura dela.

    Abraços

  17. brunoloko81 Says:
    janeiro 9th, 2010 at 17:25

    vc disse que as trincheiras eram uzadas para se deslocar no territorio inimigo mas em outros sites dissem alcontrario o que vc diz sobre isso?

  18. Handerson Frota Says:
    janeiro 10th, 2010 at 10:05

    Olá Bruno, não sei em que sites disseram ao contrário e o que disseram, poderia me passar esses links ?

    Sobre o que falei isso é fato. As trincheiras eram usadas como proteção e base para efetuar tiros, e para se movimentar no território inimigo. Os soldados iam cavando e adentrando no território inimigo.

    Pegando pelo lado de definição veja o que diz os dicionários e wikipédia:

    http://www.dicio.com.br/trincheira/
    http://dicionario.babylon.com/trincheira
    http://pt.wikipedia.org/wiki/Trincheira

    Abraços

  19. brunoloko81 Says:
    janeiro 10th, 2010 at 12:17

    cara num sei o link pq pesquisei no google e tava escrito que era um tipo de proteção e nunca foi usado para se deslocar

  20. Handerson Frota Says:
    janeiro 10th, 2010 at 14:43

    Olá Bruno, bem, bem fiz uma pesquisa aqui e não achei nenhum artigo falando o contrário. E eu não concordo com essa afirmação, mas enfim, cada um fala o que entende.

    Eu escrevo baseado no que estudo, em outros artigos, em declarações de especialistas no assunto e baseado em muitos documentários.

    Você viu os links que te mandei ?

    O deslocar que eles falam(outros artigos) e eu falei é que no desenrolar da batalha, os soldados iam avançando a cada metro, e cada vez que avançavam eles precisavam de um local para se proteger e atirar, então era feito outra trincheira.

    Muitas vezes eles simplesmente não poderiam ficar em pé cavando para avançar, pois seriam alvos fáceis. Então eles iam fazendo corredores e cavando as trincheiras, com isso eles iam avançando dentro do território inimigo, pois estavam protegidos dos inimigos.

    Outro fato, é que os soldados utilizavam sim elas para se locomoverem de uma lado para outro, afinal como eles iriam fazer isso ? Então além de ser usada para se aproximar com proteção dos inimigos, elas eram utilizadas para a locomoção interna dos soldados.

    Não sou eu que fala isso, é a história. E as trincheiras foram FEITAS para proteção e servir de base de tiros, mas FORAM utilizadas TAMBÉM, para avançar dentro do campo inimigo.

    Dê uma lida nos links que te mandei blz 😉

    Abraços

  21. brunoloko81 Says:
    janeiro 10th, 2010 at 15:35

    ta bom valeu mas tenho ainda mais perguntas

  22. brunoloko81 Says:
    janeiro 10th, 2010 at 15:39

    em outros sites diziam que os homens mortos ficavam na trincheiras quando mortos não eram retirados pk?

  23. joao Says:
    março 15th, 2010 at 9:31

    eu nao gostei mt tava atras de algo que pudesse comprementar meu trabalho, mas aqui nao tem nada pra mim usar… ODIEI esse site! é uma parcaria saco! seus…

  24. Handerson Frota Says:
    março 15th, 2010 at 9:34

    Olá João, o que exatamente você queria ?

  25. Juu Says:
    março 22nd, 2010 at 12:35

    Olá, estou fazendo um trabalho de história para o 3ºMédio.
    Temos que relatar como se fosse a gente, a vida nas trincheiras.
    Voces poderiam me ajudar, pois quero fazr um trabalho bem feito.
    Se fosse possível, mandar alguns nomes dos falecidos da 1ª Guerra, pois no trabalho vou me passar como mulher dessa pessoa, recebendo cartas do marido em que nelas relatam a guerra.
    agradeço
    😉

  26. Handerson Frota Says:
    março 22nd, 2010 at 16:42

    Olá Juu, bem complicado te passar nomes aqui. O que posso fazer por você é te passar um site muito bacana, que tem somente dados sobre brasileiros na guerra.

    Site Sentando a Pua!: http://www.sentandoapua.com.br/joomla/

    Ou não precisa ser brasileiro ?

    Bem, caso não precise acesse esse aqui (http://www.canadiangreatwarproject.com/searches/soldierDetail.asp?ID=70059) você pode fazer o papel da mulher dele, a história dele é muito legal, tem até um filme, que no momento não me recordo o nome.

    Bons estudos e espero ter te ajudado.

    Obrigado

  27. Joyce Galdino Says:
    março 29th, 2010 at 20:40

    Oiie Adoreii….seu blog =]

    Muito legal a suas explicações e o seus enteresses pela 1º e 2º Guerra Mundial =] Acheia super interesante e criativo o seu blog =D

    ParaBénss *-* Bjss

  28. Handerson Frota Says:
    abril 2nd, 2010 at 8:06

    Olá Joyce, muito obrigado mesmo. Fico feliz que tenha gostado.

    Bjs pra você também.

  29. sgt.gustavo Says:
    julho 13th, 2010 at 20:05

    ola soldados do exercito ,sou gamadono no jogo call of duty ,tenho o 1 ,2 big red one e o 3 e MEDAL OF HONOR ,eu quero ser um sargento do exercito ,sou fã1 ,tenho tudo ,camisetas ,calça, short ,bone , arminha de brinquedo ,ate pintei meu quarto da cor do exercito .

    ate mais soldados

  30. Alex Says:
    maio 26th, 2011 at 17:24

    Bom, eu vi uma duvida do companheiro la em cima sobre que as trincheiras eram feitas para avançar, ao contrário as trincheiras foram feitas para se proteger dos avanços alemães.

  31. Cap. Handerson Frota Says:
    maio 27th, 2011 at 6:09

    Olá Alex, você também esta correto.

    1. As trincheiras eram utilizadas para avançar adentro do campo de batalha. De uma forma lenta, mas “segura”.
    2. Elas serviam também para se proteger e evitar o avanço alemão
    3. Como as trincheiras não eram cavadas em linha reta, já pelo simples motivo de proteger de ataques aéreos, granadas etc. Pois, mesmo uma granada ou bomba caindo dentro da trincheira, por não serem em linha reta, amenizava os estragos (mortes etc).
    4. Existiam também escavadores, para tentar surpreender os soldados por baixo da trincheira, ou simplesmente colocar bombas e explodir. Isso dos dois lados, Aliados e Inimigos.

    Abraços

  32. juliano Says:
    março 23rd, 2012 at 12:35

    easta guerra de tricheiras foi feita para eles se suisidarem apenas um arranhao bastava para eles morrerem com a quatidade de bacteria q tinha la

  33. juliano Says:
    março 23rd, 2012 at 12:36

    kbn

  34. Cap. Handerson Frota Says:
    março 23rd, 2012 at 13:14

    Olá Juliano, isso é o menores dos problemas, normalmente nas trincheiras e principalmente quando chovia, e dependendo da região, era quase sempre, além de bactérias, existem outros problemas de saúde, como a urina dos ratos, pé de trincheira dentre outros problemas.

  35. TWseca seca Says:
    setembro 23rd, 2016 at 12:20

    Quem criou/inventou as trincheiras e incentivou o seu uso na 1ª Guerra?

Comments