NetBeans x Produtividade

Escrevi em um momento de cólera e revolta um artigo que compara o NetBeans e a Produtividade e que acho que vai causar muita polémica, antes de tudo quero que para aqueles que virão a ler e tenham alguma opinião CONSTRUTIVA, por favor não se intimidem e me enviem.

O artigo fala de pontos que venho passando com o NetBeans, e como o markenting da SUN completamente sem fundamentos na minha concepção, tento provar com comparações que o NetBeans não tem nada de produtivo e sim, atrapalha e atrasa o desenvolvimento.Cito alguns pontos e mostro como é feito no NetBeans e no MyEclipse/Eclipse, ai cada leitor tira suas práprias conclusões.

A inspiração para o desenvolvimento deste artigo veio de alguns relatos de um profissional que admiro MUITO e tenho muito respeito, que é o Felipe Gaúcho, mas que ultimamente relatou fatos que realmente eu não concordo, mas como falei, cada um tem sua opinião e respeito isso, agora estou dando a minha opinião e espero que elas também sejam respeitadas.Não quero aqui discutir quem é o melhor, PARA MIM o MyEclipse/Eclipse é o melhor e o NetBeans simplesmente ainda não presta, más, isso é minha opinião, o que relatei neste artigo, são fatos REAIS e acontecimentos do dia a dia, que venho sofrendo por causa dessa “IDE”, leiam, estão bem interessante. E aguardo a opinião de vocês.

PS: NÃO QUERO CAUSAR POLÉMICAS OFENSIVAS, ESTOU APENAS EXPRESSANDO A MINHA OPINIÃO, E SE EU ESTIVER EQUIVOCADO EM ALGUMA COMPARAÇÃO POR FAVOR ME FALEM, POIS É ESSA A INTENÇÃO, QUERO TER CERTEZA SE ESTOU TRABALHANDO DA FORMA CORRETA COM O NETBEANS.

Versão em PDF: aqui

Marcado com: ,

5 Comments on “NetBeans x Produtividade

  1. Caro Handerson,

    Em uma procura por artigos que comparessem as IDE’s Netbeans e Eclipse, me deparei com seu texto que segundo você mesmo foi escrito em um momento de “revolta e cólera”. Como não tenho aptidão para psicólogo, vou deixar as causas de sua revolta de lado e vou tratar do conteúdo de seu texto. Em seu texto, é dito que o editor do Netbeans é pior que o NotePad, que o editor java script só coloca cores diferentes e que é necessário uma máquina com 3ghz para rodá-lo. Como usuário do Netbeans vindo originalmente do Eclipse, sugiro que você comece a utilizar o Netbeans, pois não sei a que IDE você se refere em seu texto. Acho que é desnecessário dizer que pelo menos estes trechos do seu texto a que me referi acima são exageradas fantasias de quem é ferrenho defensor de uma IDE. Gosto do Eclipse e gosto do Netbeans. Utilizo Netbeans porque para mim é uma IDE que tem algumas vantagens em relação ao Eclipse. Mas absolutamente não desqualifico o Eclipse. É uma IDE muito boa, a segunda melhor que conheço.

  2. Olá Marcio Barroso tudo bem ?

    Sim realmente escrevi o texto em momento de revolta, pois para o meu trabalho o NetBeans não serviu para nada, apenas para me atrasar e prejudicar. Estava desenvolvendo um sistema 100% Web 2.0, e 100% em Ajax.

    HOJE, eu sou sim um ferrenho defensor do Eclipse, pois ele é o melhor, e acredite, antes de ir para o eclipse eu usava o NetBeans desde a versão 2.0 e o editor dele nem pode ser chamado de editor de código isso comparado com o Eclipse.

    Quando o NetBEans virar uma IDE PROFISSIONAL de desenvolvimento eu prometo a todos leitores aqui que venho e peço desculpas, faço um post só sobre as coisas maravilhosas do NetBeans, enquanto isso vou falar sim, não de uma vídeo aula que vi, não porque alguém me comentou, mas SIM PORQUE EU USEI, EU TIVE ESSA EXPERIÊNCIA(desagradável) com essa vulgo IDE.

    Não acredito que você ache o editor do Netbeans pelo menos comparável ao do eclipse, e muito menos o editor javascript dele, na versão 6.0 é que o editor melhorou consideravelmente, mais mesmo assim não chega nem aos pês do editor do eclipse.

    Como disse no artigo, fiz o mesmo para que alguém possa PROVAR o contrário a mim, só que infelizmente ou felizmente NINGUÉM até hoje ao menos tentou argumentar. Eu realmente citei exemplos comparativos, não simplesmente falei que era ruim ou bom, eu PROVEI.

    Por favor se você quiser fique a vontade para enviar pra mim, que já estou preparando um outro artigo(dessa vez mais técnico) sobre isso.

    Me desculpe, mas falar que o Netbeans é produtivo, ou você não usa ele ou não usa em projetos grandes e complexos(AJAX, RIA, etc…), não entenda isso como uma ofensa ok ?

    E me desculpe se eu falei algo rude, não foi por querer, estou em um evento aqui em Natal e acabei de ver seu email, e resolvi responder logo 😉

    Abraços.

  3. Não sei se na época do post, o eclipse era melhor do que o NetBeans. Uso as duas ide’s hoje, e acredito que o Netbeans é uma melhor opção para desenvolvimento de software tanto baseado na arquitetura Desktop, quanto web, em java. O Netbeans é mais intuitivo, tem melhor usabilidade, sua interface é melhor distribuída, e oferece melhor suporte para as tecnologias mais utilizadas atualmente(jsf, jpa, entre outras, ouvi dizer que ele é muito bom para ruby/rails e webservices). Como uma ide para desenvolvimento java, vejo que hoje, o Netbeans está na frente, no geral. Já em outros pontos, como suporte a ferramentas de controle de versão(svn, etc), plugins para coisas bem específicas(como controle de métricas) vejo que Eclipse leva vantagem, por ter uma arquitetura mais abrangente que o Netbeans. No entanto, essas características tornam a interface do eclipse carregada e aumenta o efeito do tempo de aprendizagem da IDE. Um ponto importante e que diz respeito a quem programa em qualquer tecnologia,que é a completação de código, mostra que o Netbeans é melhor, nesse quesito ele já está muito a frente da do eclipse. Só pra não me esquecer, não preciso me preocupar em baixar plugins pra tarefas simples, uma vez que o Netbeans já vem pronto pra usar.
    Acredito que num geral, o NetBeans, atualmente, é uma melhor ide, para quem inicia a programar, assim como quem já tem experiência.

  4. Olá Helder tudo bem.

    Não entro mais em discussões sobre IDE A x IDE B ou linguagem A x Linguagem B. Mas pela consideração por ter lido e comentado ao meu post eu vou te responder.

    Trabalhei quase um ano intensamente com o NetBeans e espero nunca mais usálo ;). Trabalhei em um projeto como dito no artigo que era 100% web2.0, com muito ajax e conseqüentemente muito JavaScript. Bem nem é preciso mais repetir isso pois tenho certeza que você leu.

    Ainda acho sim o NetBeans muito abaixo do Eclipse, claro ele tem suas “vantagens” etc, mas vou comentar somente as que você falou.

    “O Netbeans é mais intuitivo, tem melhor usabilidade, sua interface é melhor distribuída, e oferece melhor suporte para as tecnologias mais utilizadas atualmente(jsf, jpa, entre outras, ouvi dizer que ele é muito bom para ruby/rails e webservices).”

    Isso é muito pessoal, eu particularmente não acho ele nem um pouco intuitivo, e a maneira como ele “organiza” o workspace eu acho péssima. Mas enfim, isso é de cada um.

    Sobre os suportes, desculpe, mas acho que você está desatualizado, trabalho a mais de 10 anos com a plataforma java para web e posso te falar com toda certeza que você está errado em afirma que o eclipse não dá esses suportes.

    Sobre o ruby/rails, sim, ele é bem legal sim, já utilizei ele para ruby e rails, mas resolvi abandonar pois achei ele muito “amarrado” para algumas coisas, sem falar que muito pesado. Hoje uso o RadRails, que além de mais leve tem o melhor editor de código que já foi feito, na minha opinião, que é o editor do eclipse.

    “Como uma ide para desenvolvimento java, vejo que hoje, o Netbeans está na frente, no geral. ”

    Não sei qual o seu estado, mas os poucos em que já tive a oportunidade de visitar a trabalho e pelo network de profissionais em outros estados, eu discordo de você. Aqui em Fortaleza, só conhecia apenas uma única empresa que utilizava o NetBeans como IDE, e depois de um ano, eles foram para o Eclipse. Não vejo essa evolução que você fala, se tem evolução porque praticamente ninguém usa ?

    “No entanto, essas características tornam a interface do eclipse carregada e aumenta o efeito do tempo de aprendizagem da IDE.”

    Estamos falando do mesmo eclipse ? Desculpe, mas como lhe falei, isso é muito pessoal, eu realmente não vejo isso.

    “Um ponto importante e que diz respeito a quem programa em qualquer tecnologia,que é a completação de código, mostra que o Netbeans é melhor, nesse quesito ele já está muito a frente da do eclipse.”

    Me desculpe, realmente peço desculpas, mas isso foi a coisa mais errada que já ouvi. O code-complete do eclipse é além de 7x mais rápido do que o do NetBeans é bem mais inteligente do que ele.

    Não sei em que tipos de projetos você participou para afirmar algo deste tipo. Você precisa conhecer melhor as ferramentas de edição de código do eclipse, te aconselho a pesquisar e principalmente, a usar mais o Eclipse para programação/desenvolvimento.

    “Só pra não me esquecer, não preciso me preocupar em baixar plugins pra tarefas simples, uma vez que o Netbeans já vem pronto pra usar.”

    Com essa afirmação, você me prova que realmente não usa mais o eclipse.

    Compare o tamanho do eclipse para o do Netbeans. Quer algo já todo pronto para usar coisas que você com certeza não vai utilizar nem 60% delas ? Por isso o netbeans é pesado e lento. E você em um projeto não chega a usar nem 60% dessas funcionalidades “maravilhosas” que já vem com ele, ou usa ? Acho que não.

    Quer algo completo ? Temos o MyEclipse, que a minha opinião é o melhor e mais completo “plugin” para eclipse.

    Eu não trabalho dessa forma, só uso o que realmente vou precisar, se a IDE não veio no momento de instalação(apesar de não precisar instalar o eclipse) eu posso baixar o plugin que irá resolver meu problema e não vai me deixar com um elefante branco. E para baixar, basta digitar o nome do plugin que ele pesquisa e baixa para você. Ou vá no site do plugin e veja se ele resolve mesmo seu problema, para só depois baixar. Não baixamos nada as escuras.

    Desde a versão Europa temos um sistema de gerenciamento de plugins muito evoluído. E na versão Galileu, ele está integrada com o Pulse(http://www.poweredbypulse.com/index.php) dê uma olhada no site que você vai entender melhor.

    “Acredito que num geral, o NetBeans, atualmente, é uma melhor ide, para quem inicia a programar, assim como quem já tem experiência.”

    Sua opinião e eu respeito isso. Mas eu não concordo nem de longe.

    Enfim, quero te agradecer por ter acessado meu site e por estar participando.

    Obrigado e abraços.

  5. Gosto não é pessoal.

    – Se você domina o IDE x o mesmo será melhor para você.

    – Se você domina a linguagem y a mesma será melhor para você.

    – Eu domingo o Delphi. Todo apanhando no java e seus conceitos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*