Não Subestime os Enums

Se você é daqueles que subestimam os Enums, bem vindo ao clube, por muito tempo eu subestimei e encarei as enums no meu código apenas como simples constantes…

Isto foi um grande erro, pois enums são tão poderosas quanto objetos Java… na verdade, enums são objetos e você deveria encará-las dessa forma! Tratá-las apenas como substitutos para uma lista de constantes do tipo int ou String é ignorar todo o potencial das enums e da orientação a objetos no seu código!

Uma enum pode ser tão completa quanto um objeto Java qualquer, isto é, uma enum pode ter dados (estado) e comportamentos. O código a seguir com uma enum possuindo estas características pode te dar uma idéia sobre o que estou falando:

Talvez só olhando o código não seja fácil compreender o poder das enums, então para você entender o que eu estou falando realmente eu te convoco a dar uma olhada nesse novo post no blog da Triadworks:

>> Enums são mais que constantes

O post também aborda algumas práticas sobre orientação a objetos que deixamos de usar por não compreender que enums são objetos com dados e comportamentos.

Depois comenta lá o que achou do post 😉

Be Sociable, Share!
Publicado em Desenvolvimento, TriadWorks Marcado com: , , , ,
Um comentário sobre “Não Subestime os Enums
  1. Eduardo Criss disse:

    Eu já utilizava Enums, é uma opção muito poderosa e ajuda muito dependendo da aplicação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*